Cirurgia Oral
Esta especialidade da medicina dentária é responsável por todas as intervenções cirúrgicas relacionadas e envolvendo tecidos duros dentários e tecidos moles.
Relativamente aos tecidos duros, a cirurgia oral é responsável pelas extrações de dentes inviáveis de manter na cavidade oral, particularmente, dentes não restauráveis por terem lesões de cárie muito extensas, casos de perda de suporte ósseo ou dentes inclusos.
Relativamente aos tecidos moles, a cirurgia oral é responsável pelas cirurgias pré-protéticas e remoção de lesões dos tecidos moles (ex. afundamento do vestíbulo, redução do volume de tecido mole, regularização do rebordo ósseo, remoção de tórus ósseos, biópsias exploratórias, remoção de fibromas, etc.)
O que é um dente incluso?
É um dente que não consegue erupcionar (nascer) na cavidade oral que, caso não seja removido, pode trazer alguns problemas como a formação de quistos, pericoronarite (inflamação da mucosa) ou alterações da sensibilidade (parestesias provocadas pela proximidade do siso com o nervo).